Terceiro Trimestre
Da 27ª a 41ª semana de gravidez
No 2º trimestre a grande maioria dos sinais e sintomas da gravidez dão uma trégua e por isso dizemos que a gestante está na Lua de Mel da Gravidez. No terceiro trimestre alguns sintomas do primeiros trimestre podem ressurgir, alguns sintomas do 2º podem se intensificar e outros mais específicos do 3º trimestre podem aparecer.
Hora de amadurecer, crescer e ganhar peso
O 3º trimestre é marcado pelo rápido desenvolvimento cerebral do bebê, os pulmões já estão desenvolvidos, no entanto, ainda não há ar dentro deles, apenas líquido amniótico que entra e sai à medida que o bebê pratica os movimentos respiratórios.
O bebê já é capaz de abrir e fechar os olhos, seu sistema nervoso já está bem desenvolvido também o que permite que o bebê reaja ao tato, a luz que passa pela barriga da mãe e ao som, podendo até se assuste com barulhos altos e repentinos.
Aliás, as mexidinhas do 3º trimestre agora serão percebidas como verdadeiras danças de ballet ou luta de kareate kkkk. Os movimentos poderão ser visíveis através da barriga da mãe.
O sistema digestivo do bebê também já está bem desenvolvido, o que permite que ele engula liquido amniótico que depois é eliminado no xixi. O bebê também começa a apresentar episódios de soluços, que são percebidos pelas gestantes como pequenos pulinhos ritmados.
Além disso, o terceiro trimestre é a fase em que o bebê acumula mais gordura sobre a pele e por conta disso, irá triplica de peso nos últimos meses, contribuindo para que a gestante ganhe mais peso também.
Devido ao seu crescimento e ganho de peso, por volta de 34 semana é provável que o espaço para se movimentar fique mais restrito e com isso os movimentos podem começar a diminuir um pouco, mas ainda continuarão acontecendo. Aliás a gestante deve ficar atenta aos movimentos e comunicar ao médico se ficar muito tempo sem perceber qualquer movimentação do bebê.
Nos últimos três meses da gestação, a maioria dos bebês se colocam de cabeça para baixo, se preparando para o momento do parto
Da barriguinha ao barrigão
No inicio do 3º trimestre para acomodar o feto em constante crescimento, o útero também continua crescendo e com isso ocorrerá maior compressão de alguns órgãos da gestante. Os pulmões por exemplo vão ficando cada vez amis comprimidos e a gestante poderá sentir mais dificuldade de respirar, principalmente a noite. Aliás, a gestante poderá encontrar mais dificuldade para dormir por conta do tamanho da barriga e pela dificuldade de achar uma posição confortável.
Além disso, o crescimento da barriga desloca o eixo da gravidade, projetando o corpo para frente e isso poderá acentuar as dores nas costas, na região lombar e pélvica. O útero também comprime a bexiga, reduzindo sua capacidade de armazenamento desencadeando na gestante a vontade de urinar com mais frequência.
Os hormônios continham agindo e em conjunto com o constante crescimento do útero sobre o intestino podem fazer com que ocorra uma diminuição dos movimentos intestinais e a gestante pode apresentar constipação (prisão de ventre), excesso de gases intestinais ou até mesmo hemorroidas. A compressão que o o útero faz no estomago, também pode causar mais episódios de azia.
As contrações de treinamento que é quando o útero ficar durinho por alguns instantes instantes, começam ocorrer com mais frequência.
Inchaços e câimbras
O crescimento da barriga também pode promover a compressão da veia cava o que irá comprometer a circulação sanguínea das pernas e a retenção de líquidos e com isso a gestante poderá apresentar com mais frequência câimbras e inchaço das pernas, tornozelos e pés.
Por conta da retenção de líquidos, que incha os tendões, é possível que você sinta dor e formigamento nos dedos das mãos e nos punhos. É a chamada síndrome do túnel do carpo. Ela geralmente desaparece após o parto, mas, se o incômodo for persistente, converse com sua enfermeira obstetra ou com o seu médico para receber orientações sobre o tratamento mais adequado.
Cuidados no 3º trimestre de gravidez
Antes de continuar, quero que fique bem claro que NÃO existe alta do pré-natal ok !
Sendo assim as consultas de pré-natal devem continuar até que o bebê nasça.
Nesse trimestre vários exames serão repetidos, como hemograma, glicemia urina, sorologias, entre outros. Por volta da 35ª semana, a gestante deve realizar o conhecido “exame do cotonete” para detecção do Streptococcus B, uma bactéria comum que habita o trato gastrointestinal e a flora vaginal de até 30% das gestantes e costuma ser inofensiva em grande parte dos casos. Ela só é agressiva para recém-nascidos no momento do parto (principalmente para os prematuros), por isso, a realização do exame é importante. Ffalo mais sobre esse exame em outro post.
Final do 3º trimestre
Os meses tem quantos dias mesmo ?
Pode ser que com a proximidade do final do 3º trimestre, você já esteja ansiosa e um tanto impaciente pela chagada do bebê e pelo fim dos desconfortos desse final de gravidez.
O medo do desconhecido é natural. mesmo para mães de segunda viagem ou mais, cada gravidez apresenta sensações e expectativas diferentes e medos também. Por isso, procure conversar com sua enfermeira obstetra e esclareça todas as suas dúvidas para que possa estabelecer confiança e deixá-la mais tranquila.
No final do terceiro trimestre, a barriga parece que vai explodir, as contrações de treinamento estão ficando cada mais mais frequentes e você pode até achar que vai entrar em trabalho de parto a qualquer momento, principalmente a noite. Além do número de contrações de treinamento aumentarem, algumas gestantes apresentam a liberação do Tampão Mucoso, que significa que o útero está se preparando para em breve começar a dilatar.
A gestante deve ficar atenta aos movimentos do bebê que podem diminuir nessa reta final, mas ainda devem continuar acontecendo algumas vezes ao longo do dia. Se demorarem de mais para acontecer a enfermeira obstetra e o médico deves ser comunicados.
As malas do bebê e da gestantes já devem estar prontos, os documentos e resultados de exames devem estar tudo separado, o Plano de Parto a essa altura do campeonato também já deve estar prontinho ok!
Vale ressaltar que a DPP, é a data provável do parto e não significa que o bebê ira nascer exatamente nesse dia. Alias, como eu já citei antes, apenas 4% dos bebês realmente nascem nessa data. Então, mesmo que a data provável do parto chegue, não se desespere, pois o bebê ainda pode decidir ficar no forninho por mais alguns dias e a sua enfermeira obstetra e o seu médico irão acompanhar o bebê e a gestante com mais frequência.
Despedida de barriga
O finalzinho do 3º trimestre é o momento ideal para fazer um encontro de despedida de barriga. Reunir amigos e parentes para esse encontro com o objetivo de manifestar saúde, força, resiliência e acima de tudo amor e alegria para Mãe e pela proximidade da chegada do Bebê.