Você sabia que UMA a cada QUATRO mulheres sofre algum tipo de violência obstétrica no Brasil ?
Esse dado é do estudo “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, realizado pela Fundação Perseu Abramo em 2010 e infelizmente, nos dias de hoje essa situação ainda não mudou.
A violência obstétrica é o termo utilizado para denominar condutas inadequadas direcionadas a gestante durante a gravidez, parto e/ou pós-parto, inclusive no atendimento ao abortamento.
Ela pode ser física, psicológica e verbal e pode acontecer tanto no SUS quanto na assistência particular.
Além disso, atos de negligência, discriminação e condutas excessivas ou realização de procedimentos desnecessários, desaconselhados ou não consentidos pela mulher, também são consideradas violência obstétrica.
Além da violência obstétrica também existe a violência neonatal, que é toda e qualquer ação que prive o bebê de um nascimento respeitoso e tranquilo.
Também é considerado violência neonatal a realização de procedimentos desnecessários ou desaconselhados ou não consentidos pela mãe ou quando procedimentos que podem ser postergados, são realizados de imediato interferindo e desrespeitando a hora dourada da mãe e bebê
Porém, um dos um maiores erros que muitas gestantes cometem ao fazer um Plano de Parto é baixar modelos com checkList pronto de sites da internet
Pensando em como fazer com que mais mulheres tenham acesso a um Plano de Parto.
Eu Daisy Martins, enfermeira obstetra e educadora perinatal, que trabalho com gestantes, parturientes e puérperas a 16 anos, decidi criar o Programa Plano de Parto Orientado.
Ao final do programa, eu vou lhe entregar um Plano de Parto personalizado e prontinho para ser impresso.
São 12 páginas com informações completas de como deve ser a assistência no trabalho de parto, durante o parto, durante a cesárea se necessária, sobre os cuidados com o bebê e cuidados pós parto, com as opções disponiveis para a sua realidade.
O Programa Plano de Parto personalizado está em sua 9ª edição, é realizado em grupo de até 10 gestantes ou na modal ide individual.
São realizados até 3 encontros online, com duração de até 1hora e 30 minutos.
A gestante pode e deve convidar quem for seu acompnahnte no momento do parto para ser orientado(a) também.
De R$258,00