1º semana de gestação

Do dia 1 ao dia 7

Você sabia que tecnicamente, a mulher não está realmente grávida nas primeiras duas semanas de gravidez?

Calma que eu vou explicar !

A maior parte das mulheres não consegue saber com certeza quando foi o seu dia mais fértil, além disso, não é possível saber o dia exato que ocorreu a fecundação, pois o espermatozoide pode sobreviver até 7 dias dentro do corpo da mulher. Sabendo disso, na obstetrícia, começamos a contar a gestação desde o 1º dia da ultima menstruação ou DUM (data da ultima menstruação) e dessa forma conseguimos avaliar o desenvolvimento fetal e padronizar as condutas no pré-natal como por exemplo a solicitação de exames específicos de cada trimestre.

No 1º dia da menstruação, o endométrio, que é o tecido que reveste internamente o útero estará se descamando e é liberado junto com o sangue da (menstruação). Enquanto isso lá nos ovários a jornada que pode resultar em uma nova vida já começou, pois ocorre o crescimento de vários folículos e um delas irá dar origem a um óvulo maduro que poderá ser fecundado e a gestação irá de fato começar.

Enquanto isso lá nos ovários a jornada que pode resultar em uma nova vida já começou, pois ocorre o crescimento de vários folículos e um delas irá dar origem a um óvulo maduro que poderá ser fecundado e a gestação irá de fato começar.

Sinais e Sintomas

Nessa 1ª semana não haverá nenhum sinal ou sintoma especifico de gravidez. Os sinais e sintomas estarão relacionados ao ciclo menstrual.

Os principais sinais e sintomas do ciclo menstrual são: cólica menstrual, sensibilidade nos seios, aumento do surgimento de acnes, fadiga (cansaço), inchaços abdominais e retenção de água, dor na região lombar, dor de cabeça ou enxaqueca, variações de humor, problemas gastrintestinais e sono inadequado.

Vale ressaltar que nem todas as mulheres apresentam todos esses sinais e sintomas.

Compartilhe conhecimento

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email
Posts Relacionados