2ª semana de gestação
Do dia 8 ao dia 14
Partiu, preparar o ninho!
Na 2ª semana, o endométrio camada interna do útero começa a crescer novamente, ficando cada vez mais espesso se preparando para uma possível gravidez.
Lá nos ovários um dos folículos que estavam em processo de amadurecimento se destaca dos demais e se desenvolve rapidamente.
Ovulação
A ovulação acontece mais ou menos no meio do ciclo menstrual, podendo ocorrer até três dias antes ou três dias depois.
Exemplo: Se uma mulher tem um ciclo menstrual certinho de 28 dias, o dia da ovulação será no 14º do ciclo, ou 3 dias antes ou 3 dias depois dessa data.
Considerando que há ciclos com mais de 28 dias e também ciclos com menos de 28 dias. Entre o final da 2ª semana e inicio da 3ª semana, o óvulo que se destacou já está maduro o suficiente e será liberado em uma das tubas uterinas, esse processo é chamado de ovulação. Enquanto isso, o endométrio ainda continua crescendo e ficando cada vez mais espesso.
Se a mulher tiver relações sexuais nesse período, os espermatozoides poderão encontrar o óvulo na tuba uterina e a fecundação poderá ocorrer. Se fecundado, o óvulo passará a se chamar zigoto (primeira fase do embrião) e a partir daí começa a segunda fase da jornada a caminho de uma nova vida.
Sinais e Sintomas
Nessa 2ª semana ainda não haverá nenhum sinal ou sintoma especifico de gravidez.
Os sinais e sintomas dessa semana são os do período fértil. Ocorre aumento da quantidade e alteração da textura do muco vaginal, que no período fértil possui aparência transparente, elástica e pegajosa, semelhante a fios de clara de ovo cru.
Nessa fase também ocorre o aumento da progesterona que faz com que a temperatura corporal basal aumente em torno de 0,4 a 1,0 °C após a ovulação e ela permanece assim até a chegada da próxima menstruação se não houver fecundação.
Outro possível sintoma dessa segunda semana é a dor da ovulação que é relatada como sendo algo parecido com pontadas na lateral da região pélvica, comumente relativa ao lado do ovário que está ovulando.
A dor da ovulação, também conhecida como Mittelschmerz ou dor do meio, pode ocorrer quando o liquido folicular escorre na cavidade pélvica quando o folículo se rompe e isso pode levar a uma irritação peritoneal que resulta na dor. Essa dor dura apenas algumas horas e pode acontecer de um lado diferente a cada ciclo. Vale ressaltar que a dor da ovulação não necessariamente acontece com todas as mulheres e nem em todos os ciclos.