3ª semana de gestação
Do dia 15 ao dia 21
Ovulação e fecundação
Entre o final da 2ª semana e inicio da 3ª semana, o óvulo que se destacou é liberado em uma das tubas uterinas, esse processo é chamado de ovulação.
Se a mulher tiver relações sexuais nesse período, os espermatozoides poderão encontrar o óvulo na tuba uterina e a fecundação (concepção) poderá ocorrer.
Veja um vídeo sobre fecundação
O que acontece após a fecundação?
Após a fecundado, o óvulo passará a se chamar zigoto ou ovócito (primeira fase do embrião) e a parti de agora começa a jornada a caminho de uma nova vida.
O zigoto se divide em duas células e estás duas células também se dividem dando origem a 4 células e esse processo continuará ocorrendo e em poucos dias teremos embrião.
Enquanto as células passam pelo processo de multiplicação, o zigoto se desloca através da tuba uterina em direção ao útero e esse percurso dura em média de 4 a 5 dias.
Por volta do 4° dia após a fecundação, o zigoto já apresenta de 16 a 32 células e passa a chama-se “mórula”.
No 5º dia após a fecundação o zigoto entra na fase de Blastocisto. Ele já possui mais de 120 celulas e nesse momento ocorre a primeira diferenciação celular que dá origem a duas camadas de células.
A camada externa é chamada de Trofoblasto e será responsável por dar origem a placenta. já a parte interna é chamada de Embrioblasto e será responsável por dar origem ao embrião propriamente dito.
Nidação
O zigoto é envolvido por uma camada de glicoproteinas chamada zona pelúcida que matem as células todas unidas e protegidas.
Entre o 6º e o 7º dia o zigoto passa pelo processo de Hatching ou eclosão da zona pelúcida. Após a eclosão da zona pelúcida, a camada externa do zigoto (Trofoblasto) entra em contato com o endométrio e suas células iniciam o processo de infiltração. O zigoto se adentra completamente no endométrio que o recobre. Esse processo é chamado de Nidação. O processo de nidação completo leva cerca de 13 dias.
Já posso fazer o teste de gravidez ?
O hormônio detectado no teste de gravidez é o gonadotrofina coriônica humana ou como é mais conhecido: HCG
A produção de hCG começa a ser produzido assim que o blastocisto começa seu processo de fixação no endométrio revestimento interno do útero. Conforme o blastócito vai se aprofundando, mais HCG é liberado. Após a implantação completa do blastócito que ocorre por volta do 12º dia após a fecundação, os níveis de hCG começam a aumentar rapidamente. No início da gestação os níveis de hCG dobram a cada dois ou três dias.
O nível de HCG pode ser detectado em exames de sangue e urina, e é isso que permite que os testes de gravidez indiquem resultados positivos para a gravidez. sendo assim, se fizer o teste muito cedo, pode ser que o resultado seja um falso negativo.
Se você escolher fazer um teste de gravidez de urina, o ideal é esperar pelo menos até o primeiro dia do atraso menstrual para obter resultados mais confiáveis.
Se você optar por um teste de sangue, pode ser possível detectar a gravidez alguns dias antes do atraso menstrual, mas isso pode variar dependendo da sensibilidade do teste usado no laboratório.
Então eu sempre oriento a esperar ao menos 3 dia de atraso da menstruação para fazer o teste de gravidez, seja o que detecta o HCG no sangue ou na urina.
Sinais e Sintomas
Nessa 3ª semana ainda não haverá sintoma especifico de gravidez, mas algumas mulheres apresentam um sinal chamado sangramento da nidação.
O sangramento de nidação é uma secreção que pode apresentar uma variação de cor, de rosa a marrom, que ocorre quando o embrião se fixa no revestimento uterino.
O revestimento uterino é uma região que possui bastante vasos sanguíneos e conforme o futuro embrião se aprofunda no endométrio pode acabar rompendo alguns vasinhos o que resulta em um sangramento discreto em pequena quantidade que pode durar penas algumas horas ou até cerca de 3 dias.
É importante não confundir o sangramento de nidação com o sangramento da menstruação, pois o sangramento menstrual é geralmente mais intenso e de longa duração. Se você estiver tentando engravidar ou tiver preocupações sobre o sangramento nesse período, é sempre aconselhável consultar sua enfermeira ou médico do pré-natal para obter uma orientação mais adequada.
Veja um vídeo sobre ovulação, fecundação e nidação
3ª semana de gravidez: tamanho do embrião
Nessa 3ª semana o pequeno embrião tem o tamanho da cabeça de um alfinete ou aproximados 0,15 mm.
Ao microscópio. o embrião de 3 semanas é visto como uma bolinha de aglomerado de células cheia de líquido em seu interior (blastocisto). Ele está alojado na parede uterina em pleno desenvolvimento e já conta com partes fetais, placenta e bolsa d’água cheia de liquido amniótico.
3 semana de gravidez, corresponde a quantos meses ?
A terceira semana está dentro do primeiro mês de gravidez, mas a mulher ainda não teve atraso menstrual e provavelmente não sabe que está grávida.
Embora seja a 3ª semana de gravidez, o embrião tem apenas 1 semana de desenvolvimento. Como vimos, o embrião nessa semana acaba de chegar ao útero e começou a se fixar no endométrio. Por ser muito pequeno, também não é possível visualizá-lo na ultrassonografia porque seu tamanho é minúsculo e o saco gestacional ainda não está formado.
- VICENTINI, Carolina. Movimento e Desenvolvimento Humano: O Período Embrionário. 2019. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/salaEstudo/materiais/p1007d10178/material3.pdf>.
- NWABUOBI, Chinedu et al. hCG: Biological Functions and Clinical Applications. International Journal of Molecular Sciences. 18. 1-15, 2017
- GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Atenção à saúde da mulher no Pré-Natal, Puerpério e Cuidados ao Recém-nascido. 2017. Disponível em: <http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/04/3-Atencao_a_Saude_da_Mulher_no_Prenatal_Puerperio_e_Cuidados_ao_Recem_nascido.pdf>. Acesso em 11 fev 2021
- ALVES, Tuanne; BEZERRA, Martha. Principais alterações fisiológicas e psicológicas durante o Período Gestacional. Rev. Mult. Psic.. 14. 49; 114-126, 2020
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta da gestante. 2018. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/02/Caderneta-da-Gestante-2018.pdf>. Acesso em 11 fev 2021