4ª semana de gestação

Do dia 22 ao dia 28

A 4ª semana é a ultima semana do 1º mês de gravidez

O teste de gravidez

Nessa 4ª semana a produção do hormônio Beta HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) – salta de cerca de 50 mIU/ml para até 426 mIU/ml. 

Um teste de gravides usando o sangue ou mesmo o de urina, já é capaz de identificar o HCG, dando positivo para gravidez. 

É a partir deste período que, de fato, começam a surgir os primeiros sinais de uma gravidez.

Sinais e sintomas

Provavelmente a mulher que não planejou a gravidez, espera que a menstruação venha essa semana. Mas nesse nosso exemplo a concepção aconteceu e a menstruação não virá. Sendo assim, o atraso menstrual pode ser o primeiro sinal de que há uma gravidez em curso. Porém, há outros sinais.

Pode haver aumento da sensibilidade dos seios (e isso ocorre por conta do aumento da quantidade de sangue nesta região), e também pode ocorrer o aumento da sensibilidade olfativa que pode incomodar ao promover aversão a cheiros que antes não incomodava. 

Algumas gestantes podem apresentar alguns episódios de náuseas, vômitos, aumento da frequência das idas ao banheiro para fazer xixi, sensação de barriga inchada, aumento do cansaço e alterações do humor.

No entanto, nem toda gestante sentem todos esses sintomas. algumas sentem alguns deles nessa 4ª semana, algumas sentem alguns desses sintomas mais para frente, a partir da 5ª ou da6ª semanas e ainda tem aquelas gestantes que não sentem esses sintomas de início de gravidez.

Pode fazer ultrassom ?

O ideal é que o primeiro exame de ultrassom seja feito entre a 11ª e a 13ª semanas de gravidez.

Embora não tenha nenhuma contraindicação para realização de ultrassom com 4 semanas, posso adiantar que não será possível visualizar .

Se realizado nessa semana,  o exame não poderá visualizar o embrião pois ele ainda é muito pequeno. O ultrassom será por via transvaginal e mostrará apenas o saco gestacional localizado na parte central do útero, medindo cerca de 2 a 3 milímetros de diâmetro, sendo um bom parâmetro para confirmação da gravidez.

O exame nessa época também buscará confirmar a idade gestacional, verificar se a gravidez é de um ou mais bebês e descartar uma gestação ectópica (quando o óvulo fecundado se aloja fora do útero).

Para a mulher que tem um ciclo menstrual irregular ou não sabe a data correta da última menstruação (DUM), a ultrassonografia vai ajudar a calcular a idade gestacional.

O desenvolvimento do embrião

Na quarta semana de gravidez, o embrião ainda é muito minúsculo, mas segue seu desenvolvimento a todo vapor, ganhando a forma de um disco que já se divide em 3 camadas que formarão órgãos e tecidos futuramente.

A camada mais externa de células, a ectoderme, forma o tubo neural, pele, cabelos, unhas e dentes do bebê, e a camada intermediária, conhecida como mesoderme, forma o coração, vasos sanguíneos, ossos, músculos e órgãos reprodutores. Já a camada mais interna de células, a endoderme, vai formar os pulmões, o fígado, a bexiga e o sistema digestivo.

Com mais alguns dias o disco de células crescem no sentido do comprimento, dando uma forma mais alongada ao embrião. Além disso, o cordão umbilical começa a ser formado e inicia-se o transporte de nutrientes e oxigênio para o embrião.

om aproximadamente 27 dias da gestação, que equivale ao penúltimo dia da quarta semana, o bebê já tem a coluna vertebral e medula espinhal formada, desde a cervical até o cóccix.

No final da 4ª semana, o tubo neural do embrião que é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema nervoso e cérebro do bebê começa a se fechar.

O sistema cardiovascular é o primeiro a funcionar no embrião, principalmente devido à necessidade de um método eficiente de captação de oxigênio e nutrientes.

O coração que começou a se formar na 3ª semana, começa agora a tomar a forma de dois tubos, que no final dessa semana se fundem para formar um único tubo cardíaco.

Tamanho do embrião

O tamanho do embrião com 4 semanas de gestação é menor do que 2 milímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma semente de papoula. 

Cuidados durante a 4ª semana

A alimentação nessa fase deve ser equilibrada e deve-se evitar bebidas alcoólicas e o cigarro, de forma a reduzir o risco de complicações durante a gravidez e para garantir o crescimento saudável do bebê.

Também deve-se evitar o uso de medicamentos, exceto os prescritos pelo médico como o suplemento de ácido fólico, por exemplo, que é uma vitamina importante para a formação do tubo neural, de tecidos, do crescimento e desenvolvimento das células do embrião e da placenta.

Se você não pratica nenhuma atividade física, esse é um bom momento para iniciar, desde que orientadas e liberadas pelo profissional responsável pelo seu pré-natal. 

A  caminhada e a hidroginástica são boas opções e é recomendado evitar os exercícios de grande impacto.

A atividade física ajuda a melhorar o tônus e a força muscular e isso irá ajudar o corpo a sustentar a barriga e as mudanças na curvatura da coluna, além de ajudar a evitar dores e evitar engordar muito durante a gravidez.

Pré-Natal

O ideal seria começar o pré-natal antes mesmo de engravidar, para preparar o corpo para a gravidez. Mas sabemos que na grande maioria das vezes o acompanhamento pré-natal só se inicia após o positivo do teste de gravidez. 

Após a confirmação da gravidez, o pré-natal deve ser iniciado com o objetivo de poder proporcionar uma gravidez saudável e segura para a gestante e uma gestação saudável e segura para o bebê também.

Quanto mais o cedo o pré-natal começar, mais cedo será possível identificar possíveis problemas que podem interferir no desenvolvimento do bebê ou que possam prejudicar a boa evolução da gravidez ou saúde da gestante.

A primeira consulta de pré-natal costuma ser a mais longa. O profissional responsável irá fazer varias perguntas sobre sua saúde, sobre a saúde do pai do bebê, sobre a saúde da família também e também buscará informações sobre gestações e partos anteriores se houver. 

Com base nas informações colhidas, a gestação será classificada com sendo gestação de risco habitual ou gestação de alto risco. Com isso será possível identificar as melhores orientações e condutas durante toda a gravidez.

 

O profissional responsável pelo pré-natal, também irá medir e pesar a gestante para monitorar o ganho de peso durante toda a gravidez.

Também serão solicitado vários exames, como: Tipo sanguíneo, fator Rh e teste de Coombs indireto, para identificar o risco de incompatibilidade sanguínea da mãe e do feto, hemograma completo, glicemia de jejum, teste para Rubéola e Hepatite B e C, teste para Toxoplasmose, HIV, exame de urina e fezes e exame para Citomegalovírus. Em outro post irei explica cada um desses exames, para que serve e como são feitos.

Referências

  • VICENTINI, Carolina. Movimento e Desenvolvimento Humano: O Período Embrionário. 2019. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/salaEstudo/materiais/p1007d10178/material3.pdf>.
  • NWABUOBI, Chinedu et al. hCG: Biological Functions and Clinical Applications. International Journal of Molecular Sciences. 18. 1-15, 2017
  • GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Atenção à saúde da mulher no Pré-Natal, Puerpério e Cuidados ao Recém-nascido. 2017. Disponível em: <http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/04/3-Atencao_a_Saude_da_Mulher_no_Prenatal_Puerperio_e_Cuidados_ao_Recem_nascido.pdf>. Acesso em 11 fev 2021
  • ALVES, Tuanne; BEZERRA, Martha. Principais alterações fisiológicas e psicológicas durante o Período Gestacional. Rev. Mult. Psic.. 14. 49; 114-126, 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderneta da gestante. 2018. Disponível em: <https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/02/Caderneta-da-Gestante-2018.pdf>. Acesso em 11 fev 2021

Compartilhe conhecimento

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on email
Posts Relacionados